20070924

12 ESCOLAS

******
MENSALIDADES ESCOLS PARTICULARES. DÚVIDAS MAIS FREQUENTES
Mais, acesse: www.andecon.org.br

AS INSTITUIÇÕES particulares de ensino devem obedecer a algum critério para a estipulação das taxas cobradas por serviços como fornecimento de declaração de escolaridade, histórico e outros?

As instituições de ensino gozam de autonomia administrativa para decidir sobre o valor a ser cobrado pelos serviços prestados, inclusive no que se refere às taxas para o fornecimento de documentações. Contudo, esclarecemos que, de acordo com a Portaria nº 971/97 do Ministério da Educação, os valores de mensalidades e outras taxas cobradas por parte da instituição de ensino devem estar previstos no Catálogo da Instituição, documento que deve estar disponível para livre consulta de qualquer interessado.
O consumidor deve informar-se sobre os valores das mensalidades e outras taxas cobradas pela instituição de ensino no momento da contratação do serviço educacional.
Todavia, caso o valor cobrado por tais serviços pareça excessivo, o consumidor poderá efetuar denúncia junto ao órgão local de defesa do consumidor - Procon.

Uma instituição de ensino pode cobrar mais do que 2% (dois por cento) de multa em caso de atraso no pagamento da mensalidade?

O art. 52, § 1º do CDC (Lei nº 8.078/90), estabelece que as multas de mora decorrentes de atraso no pagamento da mensalidade não devem ser superiores a dois por cento do valor da prestação. No mesmo sentido dispõe o item 11 da Portaria n° 03, de 19 de março de 1999, da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça. No caso de atraso no pagamento, além da multa moratória, poderá a instituição de ensino cobrar correção monetária, de acordo com os índices oficiais, e juros de mora, limitados a 12% (doze por cento) ao ano.
Entretanto, caso haja dúvida, o consumidor deverá dirigir-se ao órgão local de proteção e defesa do consumidor - Procon Municipal ou Estadual - para que sejam verificados os montantes cobrados a título de multa e juros.

O aluno em situação de inadimplência pode sofrer algum tipo de restrição por parte da Instituição de ensino?

O consumidor deverá honrar com o contratado, caso contrário se sujeitará às sanções e medidas legais cabíveis. Entretanto, a Instituição de Ensino não poderá aplicar quaisquer penalidades pedagógicas por motivo de inadimplência do aluno, conforme dispõe o art. 6º da Lei 9.870/99. Assim, a adoção de medidas que visem o constrangimento do consumidor, tais como suspensão de provas escolares, retenção de documentos escolares, penalidades pedagógicas, etc, não são admitidas por parte das escolas. (conforme dispõe o art. 6º da Lei 9.870/99.)
Ocorrendo qualquer situação de constrangimento por parte da escola, em razão de atraso no pagamento ou outro tipo de inadimplemento, o consumidor poderá encaminhar denúncia ao órgão de proteção e defesa do consumidor de sua localidade (Procon) e/ou ingressar com ação junto a Justiça Comum para ter os seus direitos resguardados.
Caso o consumidor opte por recorrer à justiça, sugerimos que procure o auxílio de um advogado, para instrução acerca do melhor procedimento a ser adotado. Lembramos que, quando o valor da causa for menor do que 40 salários mínimos o consumidor poderá recorrer ao Juizado Especial Cível ("Tribunal de Pequenas Causas"). No Juizado Especial Cível, para causas de até 20 salários mínimos de valor, o reclamante não está obrigado a constituir advogado.
Ressaltamos que os alunos já matriculados terão direito à renovação das matrículas, observados o calendário e o regimento da escola ou cláusula contratual. Entretanto, no caso de inadimplemento, poderá ocorrer o desligamento do aluno ao final do período letivo.

Após a efetivação da matrícula, caso o aluno desista do curso, perderá os valores pagos a título de matrícula?

No caso de desistência do curso pelo aluno após efetivação da matrícula, a quantia paga deve ser restituída ao aluno, conforme previsto no art. 51, inciso II, do CDC. Contudo, a instituição de ensino poderá reter um percentual do valor total pago, com o fim de cobrir possíveis despesas administrativas incorridas pela instituição de ensino. Assim, deve ficar claro que, em caso de desistência do curso após a efetivação da matrícula, o estabelecimento de ensino fica obrigado a restituir o valor pago pela matrícula, - com a ressalva feita no parágrafo acima - ainda que exista alguma disposição no contrato vedando a restituição.
Caso haja recusa por parte da Instituição de Ensino em efetuar a restituição, o consumidor poderá recorrer ao órgão de defesa do consumidor da sua localidade (Procon) e/ou ingressar com ação judicial. (Note-se que, as ações judiciais cujo montante postulado seja inferior a 40 salários mínimos poderão ser propostas junto ao Juizado Especial Cível.)

Como fica a situação do aluno inadimplente no momento da renovação de matrícula?

O art. 5º da Lei 9870/99 dispõe expressamente que as instituições de ensino não são obrigadas a renovar a matrícula de aluno em situação de inadimplência. Embora os contratos devam ser mantidos até o seu término sem que o aluno sofra quaisquer sanções, a renovação da matrícula somente será cabível mediante pagamento ou negociação da dívida.
Cabe esclarecer, contudo, que a instituição de ensino não poderá negar-se a fornecer Histórico e demais documentações referentes ao período letivo cursado, caso o aluno se encontre inadimplente (vide resposta à questão sobre restrições em caso de inadimplência).

A instituição de ensino pode cobrar mensalidades referentes a meses sem aula (janeiro, fevereiro e julho)?

De acordo com o §3º do art.1º da lei 9870/99, o valor total a ser pago pelo serviço de uma Instituição de ensino é cobrado em 12 ou 6 parcelas mensais iguais, de acordo com o regime adotado pela escola (anual ou semestral).
Ou seja, os meses de recesso ou férias são computados para os cálculos dos custos do serviço prestado pela instituição de ensino, ainda que neles não ocorram aulas, pois os custos da instituição permanecem nesses meses, para viabilizar a continuidade da prestação dos serviços. (ex.: salários de professores e funcionários, manutenção das instalações, atividades de elaboração e preparação do período letivo, etc).

É correto que uma instituição de ensino superior cobre o valor integral da mensalidade mesmo que o aluno não esteja cursando a grade completa de disciplinas?

As instituições de ensino possuem autonomia administrativa no que se refere ao estabelecimento dos valores cobrados por seus serviços, contudo, o valor da mensalidade deve guardar correspondência com o serviço prestado. Assim, o valor estipulado para a mensalidade de um aluno que cursa todas as disciplinas da grade curricular não pode ser o mesmo da mensalidade estipulada para um aluno que esteja cursando apenas uma ou duas matérias. A cobrança do valor integral da mensalidade para o aluno que não está cursando todas as disciplinas da grade curricular pode ser caracterizada como uma prática abusiva, uma vez que isto fere o princípio da proporcionalidade, que está traduzido nos direitos básicos do consumidor no Art. 6º, V, do Código de Defesa do Consumidor.
Para caracterizar tal prática como abusiva podemos tomar como base o Art. 6º, IV, que trata do direito básico do consumidor relacionado à proteção contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços, além dos seguintes artigos do CDC: Art. 39, V, que veda ao fornecedor exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva; e Art. 51, IV, o qual define como cláusula abusiva àquela que estabeleça obrigações consideradas iníquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com a boa-fé ou equidade do Código de Defesa do Consumidor.
Ocorrendo tal situação, o consumidor pode efetuar denúncia junto ao órgão de defesa do consumidor de sua localidade (Procon).

ESCOLAS PARTICULARES: ATRASO DE 90 DIAS IMPEDE MATRÍCULA.
DECISÃO DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA AUTORIZA AS ESCOLAS E FACULDADES PARTICULARES A RECUSAR ALUNOS QUE SÃO INADIMPLENTES.

Uma decisão da 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, confirmou que quem deixa de pagar por mais de 90 dias mensalidade escolar pode ser impedido de renovar sua matrícula, pois se trata de inadimplente. Atrasos inferiores são considerados impontualidades.

Os ministros reafirmaram o entendimento durante julgamento envolvendo a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), de São Leopoldo, RS. Segundo o STJ, as escolas têm esse direito mesmo que a inadimplência seja de apenas uma parcela.

“Não se pode perder de vista que a universidade privada não se confunde com a universidade pública ou com uma entidade assistencial, sendo legítima a exigência do pagamento da prestação de serviços educacionais pelo estudante, que firma com a entidade contrato oneroso, pelo qual se obriga ao pagamento das mensalidades como contraprestação pelo ensino recebido”, afirmou a relatora do recurso da Unisinos, a ministra Eliana Calmon.

Ela ressaltou, no entanto, que pela legislação brasileira as escolas não podem impor punições pedagógicas ao aluno devedor. Ou seja, ele não pode ser impedido de assistir às aulas, de fazer provas ou requisitar documentos. O julgamento do recurso da Unisinos foi baseado em jurisprudência já existente no STJ.

O Ministério da Educação não se pronunciou sobre a decisão do STJ, por entender que mensalidades escolares são uma questão alheia à sua jurisdição. A interpretação do ministério é de que a questão das mensalidades é um problema de mercado.

A União Nacional dos Estudantes (UNE), apesar de reconhecer que a lei atual permite a interpretação dada pelo STJ, considera a decisão equivocada. “Três meses não é um tempo suficiente para um aluno saldar uma dívida se ele teve um problema familiar que levou à inadimplência”, disse Tiago Alves, diretor da entidade.

A UNE defende que o projeto de reforma universitária inclua um artigo que obrigue as particulares a negociar os reajustes e a situação de inadimplência com as entidades de representação estudantis, mas não conseguiu que a proposta fosse incluída nem na primeira nem na segunda versão do projeto.

247 comentários:

1 – 200 de 247   Recentes›   Mais recentes»
Per abat disse...

A Instituição pode incluir o nosso nome no spc, por uma mensalidade vencida a apenas 3 meses, sendo que ainda estamos cursando o periodo, e o contrato ainda não venceu?

Unknown disse...

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor a Instituição de ensino Superior é obrigada a manter as bolsas cedidas por antigos mantenedores?

Anônimo disse...

O material didático específico em algumas escolas, no meu caso colégio objetivo, pode ser pago separado da mensalidade? Pois são boletos e situações diversas. Se a mensalidade está em atraso o colégio pode reter o material não admitindo pagar o material e entregá-lo sem que seja pago também a mensalidade?

danny disse...

PODE A INSTITUIÇÃO DE ENSINO COBRAR MULTA DIARIA DE 20.00 REAIS PELA NÃO ENTREGA DE LIVRO NO PRAZO???
ISSO É ABUSIVO OU NÃO ???
FUI OBRIGADA A ASSINAR UMA NOTA PROMISSORIA PARA REAVER MEU DOCUMENTO DE VOLTA NA ENTREGA DO LIVRO. FIQUEI COM o livro 5 DIAS A MAIS DO PRAZO COMBINADO. DEVIDO A PROBLEMAS PARTICULARES. EXPLIQUEI E MESMO ASSIM NÃO TEVE CONVERSA. O QUE POSSO FAZER????

danny disse...

PODE A INSTITUIÇÃO DE ENSINO COBRAR MULTA DIARIA DE 20.00 REAIS PELA NÃO ENTREGA DE LIVRO NO PRAZO???
ISSO É ABUSIVO OU NÃO ???
FUI OBRIGADA A ASSINAR UMA NOTA PROMISSORIA PARA REAVER MEU DOCUMENTO DE VOLTA NA ENTREGA DO LIVRO. FIQUEI COM ELE 5 DIAS A MAIS DO PRAZO COMBINADO. DEVIDO A PROBLEMAS.

Unknown disse...

Estou necessitando de um relatório de desempenho escolar, possíveis problemas de saúdes apresentados durante a aula e relatório de frequência do meu filho,para fins de comprovação em processo de guarda, mas a matrícula foi feita pelo meu marido e consta na escola que o responsável financeiro é ele, mas quem dava o dinheiro para ele pagar era eu. A escola está vetando tais documentos. Posso reinvindicar esses documentos baseada em alguma lei do consumidor?

Agradecida

Obrigada

Unknown disse...

fiquei em DP em uma disciplina na universidade e não solicitei cursar essa DP nesse semestre paguei 6 meses a mensalidade porem não sabia que a diferença de valores de um semestre para outro era da DP, só descobri agora. fui a instituição e me informaram que eu deveria ter cancelado a DP mas como me prestam um serviço que não solicitei e porque sou obrigada a cancelar. eles me falaram que ficou no sistema porem não sei lidar muito com o computador e achei que era só para constar . quero receber tudo que págueio de volta. o que devo fazer?

Unknown disse...

A instituição de ensino onde meu filho estuda,proibiu a perua escolar de levá-lo enquanto o pagamento em atraso de sessenta dias não forem efetuados?
Isto está correto?
O que devo fazer?
A quem recorrer?
Obrigada!

Unknown disse...

SE UMA ALUNA ENSAIA PARA UMA APRESENTAÇÃO NA ESCOLA SEM SABER QUE PARA ISSO ELA TERIA QUE DAR R$ 70,00 A ESCOLA PODE TIRAR ELA DA APRESENTAÇÃO POR NÃO TER O VALOR COBRADO ?

Unknown disse...

SE UMA ALUNA ENSAIA PARA UMA APRESENTAÇÃO NA ESCOLA SEM SABER QUE PARA ISSO ELA TERIA QUE DAR R$ 70,00 A ESCOLA PODE TIRAR ELA DA APRESENTAÇÃO POR NÃO TER O VALOR COBRADO ?

Heliomar disse...

Brasil é o país do swing.
Brasileiro gosta de tirar vantagem em tudo, as pessoas devm agir com sabedoria e se deve uma divida deve pagar, seja do ferro de passar dividido em 12 parcelas ou o carro comprado em parcelas a perder de vista. se você deve pague, pelo menos foi assim que meus pais me ensinaram.

registaba disse...

A Escola está cobrando mensalidades do ano de 2010, sendo que meu filho já saiu da escola em 2009 o que devo fazer?

olga disse...

A Faculdsade está cobrando 3 mensalidades do ano de 2010, sendo que meu filho já saiu da escola em 2009, pagou todas as mensalidades em dezembro de 2009 e em abril de 2010 voltou na faculdade para pegar o histótico, no histórico consta que a situação do aluno: NÃO RENOVOU MATRICULA assim mesmo recebi cobrança de advogados da faculdade cobrando 1.300, pelos meses janeiro, fev. e março de 2010, só que nesse ano de 2010 meu filho já estva em outra faculdade. Meu filho deveria ter trancado o curso? ou simplesmente não renovou matricula o que devo fazer?

Unknown disse...

Estudo em uma faculdade particular, a referida faculdade trabalha com o bloco semestral fechado. Devido problemas de saúde na familia solicitei o trancamento de 02 disciplinas, a faculdade alegou que tal pratica não é adotada na entidade e propós que eu pague a mensalidade normal e que reprove as disciplinas por falta e que as refaças no periodo posterior. Isso pode? Como devo proceder?

Unknown disse...

ME AJUDEM POR FAVOR!!GOSTARIA DE SABER SE EU TENHO DIRETO DE RECEBER A DEVOLUÇÃO DAS MENSALIDADES DE JANANEIRO E FEVEREIRO DE 2011 E TBM MATERIAL ESCOLAR!POIS MINHA FILHA DE 3 ANOS FOI SOMENTE 5 DIAS E NAO QUIS IR MAIS A AULA COMEÇOU DIA 01.02.2011 DIA 07.02.11 ELA NAO FOI MAIS SO Q EU PAGUEI NO DIA 07.02.11 A MENSALIDADE DE FEVEREIRO!! AI FUI ATE A ESCOLA E ELES FALARAM Q FOI PASSADO PARA O JURIDICO SO Q AGORA EU NAO TENHO COMO PAGAR A MATRICULA E MATERIAL TUDO DE NOVO PARA MINHA FILHA!QUAL DIREITO Q EU TENHO SOBRE AS MENSALIDADES DA ESCOLINHA PARA DEVOLUÇÃO!ME AJUDEM POR FAVOR!!! egue meu e-mail gigicomin@bol.com.br grata Rosangela

dagarana disse...

quero colocar meu filho em uma creche ele vai começar em março, a instituição veio me informar que a mensalidade deles é anual tipo 12000 - 800 de matricula : por 12ok
como meu filho vai entrar em março eles querem dividir esse valor por 10 assim aumentando por mes o valor da mensalidade de 900 e poucos para mil e algo
eles não deveriam descontar esses dois meses que meu filho não estudava lá, se meu filho entrar no meio do ano qual o valor da prestaç~~ao??? isso é permitido????

Unknown disse...

Fiquei inadimplente na faculdade e eles não querem me entregarem meu historico e conteudo programatico, e dizem que só entregam após o pagamento de um valor absurdo que estão me cobrando.o que eu faço?

Unknown disse...

POR FAVOR!!GOSTARIA DE SABER SE EU TENHO DIRETO DE RECEBER A DEVOLUÇÃO DA MENSALIDADE DE JANANEIRO/2011 DA FACULDADE,POIS TIVE QUE SAIR DA FACULDADE,EU ESTAVA COM O CARNE MAIS AINDA NÃO TINHA RENOVADO A MATRÍCULA, PAGUEI A MENSALIDADE COM MEDO DE PERDER A VAGA. A FACULDADE DISSE QUE EU NÃO TENHO DIREITO DE DEVOLUÇÃO.MEU EMAIL É allech@oi.com.br.

Unknown disse...

Quantos días ulteis tem para efetuar o pagamento depois do vencimento.
ex: a parcela se venceu dia 31/03/2011 e eu fui pagar dia 05/04/2011, sendo q dia 2 e 3 de abril foi um final de semana, qunado fui pagar a escola queria cobrar 120 reais de multa, sendo q no carne a mensalidade é de 312,00. O q eu faço?

Danielle disse...

Olá, minha filha tem 11 anos esempre foi boa aluna.Sempre estudou na mesma escola, mas desde o início do ano vem se queixando, pois os professores não ensinam bem,isso quando não entram na sala ,mas não dão aula. Com os resultados ruins fui a escola e expus a situação. Só que agora os professores ficam jogando indiretas na sala de aula!
O que faço?

Eline disse...

quero saber?
cancelei a matricula da minha filha dia 30/05/2011
em janeiro entreguei material a escola , estou correta em querer reaver 50%do material dela?
estou quite com a escola e ate o momento não me mandaram nada apesar de ter pedido
3 anos e 10mese?

Eline disse...

Eu estava muito insatisfeita com a escola da minha filha ,na agenda era ignorada totalmente, não falavam nada, sabia pela minha filha das coisas ou por terceiros, fiquei muito chateada pois quando fui buscar os materias só me entregaram os de uso e a escova de dente esta dentro do estojo de lapis: um nojo mais limpa é a que limpo a privada da minha casa, ate o momento to esperando eles me ligarem ou passarem o e-mail pra buscar o resto do material, pois custou caro,
o que aprendi com isso: comprar só coisas baratas pra usar na escolinha.No aguardo amigos

msaaraujo disse...

Minha filha sempre frequentou escola em tempo integral e qdo entra de férias e não usa o integral naquele mês nunca paguei em outras escolas, pois nesta em q ela se encontra não utilizará a o integral durante o mês de julho e as escola me cobrou a mensalidade + integral o que fazer??

Deus é Fiel disse...

Quero saber se sou obrigada por alguma lei entrar de recesso no mês de julho, retornando no dia 1 de agosto?Tenho uma escolinha e o no calendário o recesso é distribuído da seguinte forma: 17 de junho a 4 de julho e 17 de dezembro a 2 de fevereiro. Quero saber o que tem de anormal no meu calendário já que ele rege de acordo com o calendário do município e do estado.

Anônimo disse...

É correto a faculdade cobrar multa a partir de 1 dia de atraso, além da cobrança de juros e correção de mensalidade?
Grata, Regiane Santos!

projeto disse...

Quero tirar minha filha no meio do ano da escola particular, quais os meus direitos?

projeto disse...

quero tirar minha filha no meio do ano da escola particular, quais os meus direitos?

projeto disse...

quero tirar minha filha no meio do ano da escola particular , quais os meus direitos?

Jeffersonfirmino disse...

ola, pessoal cursei faculdade de Ed. física, mais fiquei devendo algumas mensalidades e 3 DPs, mais conclui o 8° semestre, porem fiquei uma época sem ter grana pra pagar e pegar o diploma, agora quero pagar e concluir tudo, porem a faculdade esta me cobrando absurdo nas mensalidades, e só iram me deixar fazer as DPs se eu pagar as mensalidades, esta certo isso?

lalynha disse...

Fiz a matrícula em um curso, e a faculdade não abriu turma. Como fica a questão do reembolso nesses casos? Há alguma multa a ser cobrada?

Paulalozart disse...

E o que acontece quando o aluno paga a mensalidade e o sistema financeiro da faculdade, com problemas tecnicos e ja sabido pelo departamento financeiro, não acusa a mensalidade paga há 30 dias. Isso me causou um constrangimento e tanto, qdo ouvi o diretor financeiro que apesar de saber do problema do sistema, nada podia fazer por mim e que impreterivelmente eu deveria mostrar o canhoto do boleto pago ou pagar novamente a mensalidade com multa. Pedi para falar com o diretor da faculdade que me disse o mesmo e ainda mais que eu deveria me virar se quisesse efetuar a matricula.

sandra disse...

meus filhos dividem o carnê escolar, eu pago um valor bruto, mas como eles entraram de ferias e eu so paguei no dia 1° a escola me cobrou multa e juros dobrados dizendo que são dois, mas eu so tenho um carnÊ com um valor bruto como é que pode cobrar dobrado?

sandra disse...

meus filhos dividem um só carnê escolar, passou as ferias e eu fui pagar o valor do mes passado, so que a escola me cobrou multa e juros dobrados dizendo que são duas crianças, como podem me cobrar dobrado se ol carnê é um só com um só valor

isnale meire disse...

tranquei minha matricula em abril na faculdade anhanguera de pirituba,na época fui informada que so pagaria a mensalidade do mes e dos livros,ok.agora em julho recebi boletos referindo se a multa contratual.estou tentando acesso ao contrato e ate o momento não consegui, um empurra por outro eu não tenho como pagar,alguem pode me orientar em que devo fazer?

isnale meire disse...

tranquei minha matricula em abril na faculdade anhanguera de pirituba,na época fui informada que so pagaria a mensalidade do mes e dos livros,ok.agora em julho recebi boletos referindo se a multa contratual.estou tentando acesso ao contrato e ate o momento não consegui, um empurra por outro eu não tenho como pagar,alguem pode me orientar em que devo fazer?

monica : ) disse...

estou no segundo semestre de ciencia da computacao, numa turma formada por apenas quatro alunos logo na primeira semana foi cancelada uma materia que ja estava programada, com a desculpa de que nao compensava p faculdade pagar um professor para quatro alunos, sendo que as outras aulas sao com outros cursos, agora fomos informados de que nao havera terceiro semestre eles podem fazer isso! omputacao, numa turma formada por apenas quatro alunos logo na primeira semana foi cancelada uma materia que ja estava programada, com a desculpa de que nao compensava p faculdade pagar um professor para quatro alunos, sendo que as outras aulas sao com outros cursos, agora fomos informados de que nao havera terceiro semestre eles podem fazer isso!

mirian disse...

A escola pode se negar o fornecer copo descartavel ao aluno

NoCaminho disse...

Comecei a fazer faculdade mas mudaram as materias depois de dois meses cursando não vai ser aproveitado o que já foi realizado e ainda me cobraram multa na mensalidade sendo que estava aguardando a documentação do sindicato!

Kécia Zamenhof. disse...

No contrato da faculdade existe uma cláusula referindo-se a que se o aluno desistisse do curso após o período de cancelamento de matrícula, poderia fazer o trancamento da faculdade, porém, teria que continuar a pagar as mensalidades. De acordo com o código do consumidor, tendo vista eu desempregada, procede a cobrança?

IdealMor disse...

A escola me disse no ato da assinat do contrato q a grade teria mudança, não seria obrigatório estagio e sim tcc. No fim do segundo semestre do curso de 1ano e meio, obrigaram os alunos a fazerem um curso de 8 horas e cobraram por isso, eu me recusei a fazer pois o contrato não prevé tal item e quando menciona estágio, fala sobre 120horas e o valor está 0, de modo que não é justo me obrigarem a fazer, mesmo porque na matricula me deram certeza de q não haveria surpreza como essa. Co pode a escola fazer tal coisa?to q a grade teria mudança, não seria obrigatório estagio e sim tcc. No fim do segundo semestre do curso de 1ano e meio, obrigaram os alunos a fazerem um curso de 8 horas e cobraram por isso, eu me recusei a fazer pois o contrato não prevé tal item e quando menciona estágio, fala sobre 120horas e o valor está 0, de modo que não é justo me obrigarem a fazer, mesmo porque na matricula me deram certeza de q não haveria surpreza como essa. Co pode a escola fazer tal coisa?

Anônimo disse...

Prezados, boa noite!

Tenho uma dúvida ref. ao cancelamento do curso de Tecnologia de Design Gráfico.

Fiz minha matrícula no mês de Julho de 2011, mas por força maior, tenho que interromper os meus estudos.

Efetuei o pagamento da mensalidade do mês de outubro na faculdade CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - TATUAPÉ (Zona Leste), mensalidade que vence no dia 08/10/11, e quando foi no dia 18/10/11 eu fiz o cancelamento do curso. Mas aí começa o meu problema, pois a Instituição está querendo que eu pague as mensalidades do mês de novembro e dezembro, sendo que eu já não estou mais indo às aulas.
Eles alegam que é a nova regra da faculdade, regra que foi vigorada no dia 15/10/11 - detalhe que esse dia foi no sabádo - (3 dias antes do cancelamento). Mas no contrato diz o seguinte:
Cancelamento/ Trancamento: Lembramos que de acordo com o Contrato de Encargos Educacionais, os cancelamentos devem ocorrer até o último dia de cada mês, a fim de que não seja devida a mensalidade do mês seguinte. SENDO QUE NÃO RECEBI O CONTRATO COMPLETO NO ATO DA MATRÍCULA E NÃO ASSINEI NADA REFERENTE À ADITIVO.

Daí entrei em contato e insisti dizendo que não ia pagar e que no contrato eles não alegavam nada referente a nova regra do dia 15/10/11, aí eles disseram que essa nova regra faz parte de um Aditivo que foi acrescentado ao contrato antigo. Ou seja, eles não informaram aos alunos sobre essa nova regra e agora querem me cobrar os dois meses em que não irei mais usufruir da faculdade.

Gostaria de saber ao certo se eu estou com a razão ou não...




[]'s

Luiz Felipe Candido Sette
MSN: lipeepil@hotmail.com
Skype: luiz_sette
Linked in: Luiz Felipe Sette

mmd disse...

Por problemas financeiros estou com 6 meses na mensalidade da Escola da minha filha em atraso, eu sugeri para a Escolar dar um cheque no valor total do que devo para pagar em março e fazer a rematrícula dela em dezembro, eles não querem aceitar, eu sei que talvez esteja querendo de mais, mas não posso deixa minha filha sem escola, o que devo fazer? alguma sugestão?

Clausilene disse...

A instituição particular do ensino fundamental pode impedir o aluno novato de se matricular por estar em debito com outra instituição?

Clausilene disse...

Uma instituição pode impedir um aluno novato de se matricular, por estar em débito com outra instituição?

amanda disse...

SOU OBRIGADA A PAGAR REMATRICULA DA ESCOLA? A MENSALIDADE DE JANEIRO JA PAGUEI MAS ELES ESTÃO COBRANDO A REMATRICULA..

Kika disse...

Olá!
Além de toda a propaganda enganosa que o ser humano da bendita escola me transmitiu, tenho uma pergunta mais específica.
Fui na microcamp em Agosto do ano passado (2011) e me venderam o mesmo peixe: UMES, MEC, super desconto (passaria de 500 reais para 200 e o material é de graça), mesmo método da cultura inglesa, uns 4 livros por módulo (nem aqui nem na china) e que os professores fizeram graduação e pós no exterior (o detalhe é que eu sou mais velha do que os meus professores, e tenho 22 anos. o mais velho tem 20, mas enfim...)
Deixei bem claro no momento da matrícula que meu inglês não é básico e queria saber se tinha uma prova de nível. Tinha, então ok, vamos lá. As aulas começaram em outubro, mas pedi em AGOSTO para fazer uma prova, e me disseram que tinha que ser no começo das aulas. Então, fiz a prova de nível na primeira semana de outubro. Hoje, JANEIRO de 2012 descobri meu nível, mas tive que pagar as parcelas anteriores de aulas de um nível em que até mesmo de acordo com a prova da instituição (a qual eu não recebi, recebi apenas o resultado) eu não deveria estar.

A escola é obrigada a reembolsar o valor (mesmo que seja descontando das aulas posteriores)? Por favor, procurei na internet mas não achei nada especifico em relação a isso.

Agradeço desde já pela atenção, realmente gostaria de tirar essa dúvida. Pois se for um direito meu e isso não ocorrer, procuro um advogado pra ontem, ainda mais depois de tanta palhaçada (pois foi só na virada do ano que tive o desprazer de ver tantas reclamações sobre a microcamp e ainda descobrir que tudo o que me foi prometido não procede).

luana disse...

a faculdade pode inscrever vc em um curso e depois falar que nao vai ter mais porque eu me inscrevi no vestibular para fazer pedagopgia e quando eu fui fazer a matricula eles falaran que nao vai ter mais o curso

drica disse...

Uma escolinha particular pode cobrar rematrícula do aluno? pode cobrar 13 mensalidades?

Anônimo disse...

Boa tarde....
Coloquei minha filha em uma escolinha Particular no qual efetua o pagamento todo dia 5 de cada mês referente ao próximo mês.
Por exemplo: pago dia 5 de fevereiro para ela ficar até o ultimo di do mês. Portanto pago antecipado.

Sai do meu serviço e não necessito mais dos serviços da escolinha.
No contrato diz que para cancelamento da matrícula é necessário pagar uma mensalidade a mais referente ao aviso prévio.

Sou obrigada a pagar esta multa?

Anônimo disse...

Coloquei minha filha na época com 8 meses, em ums escolinha particular.
No ato da matricula tive que pagar o mês antecipado. POr exemplo: pago dia 5 de janeiro para ficar até o ultimo dia do mês, dia 31 de Janeiro.
Sai do meu serviço e não necessito mais dos serviços da escolinha. Já havia deixado avisado que ela não iria mais no próximo mês.
No contrato da escola consta que para cancelamento da matrícula devo pagar uma mensalidade extra de aviso prévio.

Sou obrigada a efetuar esse pagamento sendo que eu pago antecipado a mesalidade?

Geisi Valente disse...

Fui na escola dos meus filhos p negociar e pagar a divida... e fazer a rematricula. A divida deu 4,386,00 eu só tinha 4,000,00 ñ aceitaram a minha proposta e ñ aceitaram a matricula deles... o q devo fazer?

Leonardo disse...

Estou terminando o curso de arquitetura e urbanismo.
Só esta faltando o trabalho final para acabar e a instituição esta querendo cobrar o valor de R$607,00
só por uma matéria.
Oque posso fazer?
Eles podem combrar esse valor por uma unica matéria?

Leonardo disse...

Estou concluindo o curso de arquitetura e urbanismo, e só esta faltando o trabalho final para concluir o curso.
A instituição está querendo cobrar R$607,00 reais por uma única matéria.
Oque posso fazer?
Eles podem cobrar este valor?

LUANA disse...

começei a cursa facudade em julho de 2011.logo em seguida entrei pedindo bolsa,da qual ganhei 50% da bolsa porem dai ate o final do simestre não devido as complicações financeira que tive por ficar desempregada não consigui pagar nem uma mesalidde.porem no terceiro mes seguinte procurei o setor responsavel para parar o curso ja que me encontravasem condiçoes nenhuma continuar porem me alegaram que não seria possivel ja queme encontrava em debido com a istituiçao.procurei o setor de bolsa pra ve se eles me davam uma bolsa de 100% ja que estava desempregada me falaram que não seria possivel por que estava em debito com a istituiçã.agora 6meses depois me vejo com uma divida de 2600.00 reais,e sem poder continuar o curso e sem colaboração nenhuma de esta pagando a divida mesmo tando trabalhando agora ja que o setor financeiro exige que pago 50% DA DIVIDA E PARCELE O RESTO EM 4X.INFELISMENTE NÃO TENHO CONDIÇÕES NENHUMA DE ASSUMIR ESSA NEGOCIAÇAO ELES NÃO ME TÃO NENHUMA OPÇAO DE REVER ESSA NEGOCIAÇAO.O QUE EU POSSO ESTA FAZENDO ME AJUDE POR FAVOR

Debora santOOOSss disse...

GANHEI UMA BOLSA DE 50% PELO EDUCA MAIS PAGUEI UMA TAXA INTEGRAL E ASSINEI UM CONTRATO COM ELES ,QUANDO FUI FAZER A MATRICULA NA FACULDADE FUI INFORMADA PELO SETOR FINANCEIRO QUE SÓ PAGARIA METADE SE EFETUASSE O PAGAMENTO ATÉ O DIA 10 QUE DEPOIS PAGARIA O VALOR NORMAL DO CURSO (SENDO QUE O EDUCA MAIS NÃO ME INFORMOU )

AlêCarla disse...

Pode a escola infantil ficar com os livros de estórias que foi comprado pelos pais? Na escola dos meus filhos a professora me pediu 4 livros, então foram comprados. Perguntei a TIA da escola se os livros seriam devolvidos para os alunos no final do ano, e a resposta que obtive foi "não, os livros ficam no acervo da biblioteca" acho bastante injusto e incoerente pois é uma aquisição do aluno. São livros na média de $ 35,00 reais.

nina souza disse...

ola! pago escola integral p meus dois filhos e nos períodos d férias e recessos o integral não funciona. mesmo assim tenho q pagar o mesmo valor?

nina souza disse...

ola! pago escola integral p meus dois filhos e nos períodos d férias e recessos o integral não funciona. mesmo assim tenho q pagar o mesmo valor?

tiagovianello disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
tiagovianello disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
tiagovianello disse...

Boa tarde!
Eu preciso de uma declaração de matrícula da faculdade onde estudei, pois ainda não peguei o diploma e só com essa declaração posso fazer minha inscrição na diretoria de ensino de Bragança para dar aulas, as inscrições serão de 05/03 a 09/03. Acontece que a faculdade cobra para fornecer este documento e o portal da universidade está fora do ar devido a uma torre que deixou a cidade inteira de amparo sem internet. O problema é que depois de fazer o requerimento da declaração, eu tenho que pegar o boleto através do portal para pagar, depois de pago esse boleto tem 48 horas para cair o pagamento no banco de dados da faculdade e mais 5 dias úteis pra liberar o documento. A direção da faculdade me disse que se a internet não voltar não há nada que eles possam fazer pois só há como eles lançarem o boleto quando a internet estiver de volta. Se eu perder o período das inscrições e com efeito as aulas, devido ao fato de a faculdade não me disponibilizar esse documento iminente para o ato da inscrição o que posso fazer contra a faculdade? Tem algo que eu possa fazer para que sejam obrigados a conseguir esse documento para mim?

André Bessa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André Bessa disse...

Boa noite.

Gostaria de tirar uma dúvida: Estava fazendo um MBA pós graduação na Fundação Getulio Vargas, e pelo motivo de ter ficado desempregado, não pude mais pagar a mensalidade e tive que trancar o curso. Paguei 5.667,51 reais, dum total de 14.996,00 reais..

Pergunto:

Não tenho mais interesse em terminar o curso, teria a possibilidade legal de eu receber os 5.667,51 investidos no curso? Ou seja, a Instituição de ensino devolveria sem rpoblema os valores pagos?

Obrigado pela ajuda, e aguardo resposta.

André Bessa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André Bessa disse...

Boa noite.

Gostaria de tirar uma dúvida: Estava fazendo um MBA pós graduação na Fundação Getulio Vargas, e pelo motivo de ter ficado desempregado, não pude mais pagar a mensalidade e tive que trancar o curso. Paguei 5.667,51 reais, dum total de 14.996,00 reais..

Pergunto:

Não tenho mais interesse em terminar o curso, teria a possibilidade legal de eu receber os 5.667,51 investidos no curso? Ou seja, a Instituição de ensino devolveria sem rpoblema os valores pagos?

Obrigado pela ajuda, e aguardo resposta.

ELLEN disse...

BOM DIA!
QUERIA TIRAR UMA DUVIDA, ESTOU ESTUDANDO EM UMA FACULDADE E NÃO ESTOU MAIS CONSEGUINDO CONCILIAR MEUS ESTUDOS E TRABALHO E RESOLVI TRANCAR, MAIS A DATA DE TRANCAMENTO ERA ATE O DIA 25/02/12 E TENTEI TRANCAR NO DIA 08/03/12 MAIS A INSTITUIÇÃO INTERFERIU AGORA NÃO POSSO ESTUDAR E VOU TER QUE PAGAR O SEMESTRE TODO QUE EU NÃO VOU ESTUDAR, ISSO É CERTO?

ELLEN disse...

BOM DIA!
QUERIA TIRAR UMA DUVIDA, ESTOU ESTUDANDO EM UMA FACULDADE E NÃO ESTOU MAIS CONSEGUINDO CONCILIAR MEUS ESTUDOS E TRABALHO E RESOLVI TRANCAR, MAIS A DATA DE TRANCAMENTO ERA ATE O DIA 25/02/12 E TENTEI TRANCAR NO DIA 08/03/12 MAIS A INSTITUIÇÃO INTERFERIU AGORA NÃO POSSO ESTUDAR E VOU TER QUE PAGAR O SEMESTRE TODO QUE EU NÃO VOU ESTUDAR, ISSO É CERTO?

Andréia Santos disse...

A escolinha que minha filha estuda quer cobrar multa por atraso, não de mensalidade, atraso no horario de entrada ou saida, tipo se por algum imprevisto que nos ocorrer, como transito ou qualquer outra situaçao e de repente a gente acaba se atrasando 5 ou 10 minutos, a escola quer multar por isso, essa situação pode acontecer? Existe alguma lei que a escola possa se basear e assim cobrar multa por isso? Até em escolas públicas existem o período de tolerância, onde o aluno pode no máximo se atrasar 10 minutos por exemplo, eu posso exigir essa tolerância que não está sendo colocada? Obrigada!

vitória disse...

eu não a sinei nada com a faculdade mas quando eu fui tranca a matricula me em for maro que eu deveria que paga uma taxa de 10 reais e que uma via dos meu documento ficara na escola como prova que eu fui matriculada. como pode se teve aluno que retirou todos documentos.

vitória disse...

a instituição não quer devolver todos meus documentos ele pode fica com uma via eu não a sinei nada e fui em forma que eu só pagaria quando eu a si nasse o contrato com o banco,mas como eu cancelei desisti do curso ele me cobram uma taxa de 10 reais como eu faço para retira todos meus documentos.

blogger disse...

comecei a cursar na faculdade faltando 3 dias para terminar o mes de fevereiro, porem eles estao me cobrando o mes integral e alem disto, tranquei a matricula no meio do mes de marco e estao me cobrando ele tambem integral e alias, quando eu efetuei o pagamento da minha matricula descobri que ja tinha 2 mensalidade vencidas ref. a janeiro e fevereiro, isto esta correto ?

Michelle disse...

Formei o ensino medio em 2009 e nove e fiquei devendo 2 mensalidades e nao tenho condiçoes de pagar no momento. a escola se nega a entregar meu historico . isso é correto ? preciso pois estou em uma faculdade e o prazo para entrega do historico vence essa semana. o que posso fazer?

Bruno César disse...

Estou com um problema de saúde (rins), operei duas vezes, estou com um catéter duplo J, ainda em tratamento, não pude cumprir os prazos estabelecidos, colocado no mês de fevereiro, com greve na polícia, insegurança, e recuperação da operação, carnaval...etc, não consegui assitir aula nenhuma, acontece que de 6 parcelas entaram 4, como pretendo continuar na instituição pedi para que aproveitasse para o semestre seguinte, eles me mandam de setor em setor e não tenho definição, vejo que estão tentando me induzir a trancar, com essa enrolação e perder esses pagamentos, O QUE DEVO FAZER? A QUEM RECORRER? como o código ampara esse caso?

Cursinho disse...

gostaria de saber se sou obgada a pagar multa em um curso de inglês, caso tenha que trancar faltam 2 meses para encerrar o semestre, e tbm com uma mensalidade paga sem ter assistido 1 aula no mês de abril, mês o qual pedi pr trancar e não assisti nenhuma aula. Devido a alguns contratempos, terei q cancelar e não tenho mais como pagar. Daí o curso sabendo q paguei o mês de abril sem estudar e faltando 2 meses para encerrar o semestre está me cobrando multa no valor de 244,00 e somente após o pagamento q me enviarão um comprovante de confirmação do cancelamento do curso. Como vou provar que tranquei, daí entendo que estou inadimplente pois os outros 2 meses que faltam para encerrar o semestre ficam em aberto - que seriam maio e junho. Poderiam me ajudar a solucionar esta questão, como orientarem pr q meu nome não vá pr o SPC.

selminha disse...

eu iria cursa o ensino superior paguei a matricula;mas nao tive com frequentar as aulas e nao fui nem uma aula agora eles estao comprado as mensalidades com faço nao teno dinheiro estou desempregada

Katia disse...

Uma Instituição pode retirar de sala um aluno (em uso de medicamentos controlados) que adormeceu? Isto aconteceu com o meu filho de 15 anos que tem diagnóstico de anorexia e depressão com ansiedade. Comuniquei o fato a Diretora e pedi que comunicasse o caso também aos professores, pedindo um pouco de paciência. Só que o Professor que também é Coordenador, mandou que o meu filho se retirasse da sala, sendo assim, depois da aula ele foi motivo de risadas dos outros alunos. Quando fui conversar com o Professor, o mesmo me disse que era minha obrigação, ter comunicado o fato a escola, atitude que eu já tinha tomado. Depois fui conversar novamente com a Diretora, e a mesma me disse que achou melhor não fazer o comunicado aos professores. Então eu disse que isso pode acontecer novamente, e a Diretora me afirmou que ele será novamente retirado da sala. Questionei que ele não estava fazendo bagunça, e apenas adormeceu devido ao efeito do remédio, mas ela foi firme e disse que é a regra da escola, fato que ela não me disse antes, quando fiz o primeiro comunicado, pelo contrário, se colocou a disposição para ajudar. Então pago uma mensalidade de R$400,00 (para ser retirado de sala), mais uniforme, material escolar e etc, meu filho sofre constrangimento e a sensação, é que a escola está certa e eu e o meu filho estamos errados. Isto está correto? Peço ajuda de voces. Posso processar a escola? Muito obrigado pela atenção.
Katia Rosane

Katia disse...

Uma Instituição pode retirar de sala um aluno (em uso de medicamentos controlados) que adormeceu? Isto aconteceu com o meu filho de 15 anos que tem diagnóstico de anorexia e depressão com ansiedade. Comuniquei o fato a Diretora e pedi que comunicasse o caso também aos professores, pedindo um pouco de paciência. Só que o Professor que também é Coordenador, mandou que o meu filho se retirasse da sala, sendo assim, depois da aula ele foi motivo de risadas dos outros alunos. Quando fui conversar com o Professor, o mesmo me disse que era minha obrigação, ter comunicado o fato a escola, atitude que eu já tinha tomado. Depois fui conversar novamente com a Diretora, e a mesma me disse que achou melhor não fazer o comunicado aos professores. Então eu disse que isso pode acontecer novamente, e a Diretora me afirmou que ele será novamente retirado da sala. Questionei que ele não estava fazendo bagunça, e apenas adormeceu devido ao efeito do remédio, mas ela foi firme e disse que é a regra da escola, fato que ela não me disse antes, quando fiz o primeiro comunicado, pelo contrário, se colocou a disposição para ajudar. Então pago uma mensalidade de R$400,00 (para ser retirado de sala), mais uniforme, material escolar e etc, meu filho sofre constrangimento e a sensação, é que a escola está certa e eu e o meu filho estamos errados. Isto está correto? Peço ajuda de voces. Posso processar a escola? Muito obrigado pela atenção.
Katia Rosane

Rafael Santos disse...

Existe alguma lei que garante ao aluno o direito de ver a prova depois de corrigida?

Grato

Vânia disse...

Preciso pegar meu histórico escolar na Faculdade, sou obrigado a pagar taxa para receber o histórico? E depois quando precisar do meu diploma, acabei de formar em dezembro, terei que pagar também?

Vésper Distribuidora disse...

Qual é o prazo minimo que uma escola pode aplicar uma prova depois da matéria dada em sala? Existe alguma lei? Qual é?

Unknown disse...

Cursei a faculdade de letras e fiquei com duas disciplina de DP
mas a universidade não disponibiliza mais de finalizações disciplinares O que fazer?

Unknown disse...

Estudo no Colégio Objetivo, e estou querendo mudar para outra escola, e gostaria de saber se eu mudar, no meu histórico de conclusão do ensino médio, ficara o nome do Colégio objetivo ou do colégio que eu concluir o ano.
E tambem gostaria de saber, se eu sair do Colégio, se tenho que pagar alguma multa, por estar saindo no meio do ano, já que a escola é particular, e eu quero mudar pra uma estadual

xand1975 disse...

meu filho estava integral na escolhinha e resolvemos deixa-lo somente um turno, todavia fui informado que deveria ficar por mais dois meses pagando integral, mesmo ele indo ara o hotelzinho somente um expediente.obrigado!

Unknown disse...

ESTOU INDIGNADA. MINHA FILHA ESTÁ CURSANDO UMA FACULDADE E FICOU DOENTE POR UMA SEMANA, E COM ISSO ACABOU PERDENDO UMA PROVA. QUANDO RETORNOU A FACULDADE COM O ATESTADO MÉDICO, A FACULDADE ESTÁ COBRANDO UMA TARIFA DE 17 REAIS SÓ PARA QUE MINHA FILHA ENTREGUE O ATESTADO MÉDICO, SEM ISSO ELA NÃO PODERÁ FAZER A PROVA. EU CONSIDERO ESSA COBRANÇA EXTREMAMENTE ABUSIVA. ELES COBRAM TARIFA POR TUDO. ELA JÁ TEVE QUE PAGAR A MESMA TARIFA POR UMA DECLARAÇÃO DE MATRÍCULA.
GOSTARIA DE SABER SE TAIS COBRANÇAS SÃO LEGAIS. OBRIGADA

Unknown disse...

ESTOU INDIGNADA. MINHA FILHA ESTÁ CURSANDO UMA FACULDADE E FICOU DOENTE POR UMA SEMANA, E COM ISSO ACABOU PERDENDO UMA PROVA. QUANDO RETORNOU A FACULDADE COM O ATESTADO MÉDICO, A FACULDADE ESTÁ COBRANDO UMA TARIFA DE 17 REAIS SÓ PARA QUE MINHA FILHA ENTREGUE O ATESTADO MÉDICO, SEM ISSO ELA NÃO PODERÁ FAZER A PROVA. EU CONSIDERO ESSA COBRANÇA EXTREMAMENTE ABUSIVA. ELES COBRAM TARIFA POR TUDO. ELA JÁ TEVE QUE PAGAR A MESMA TARIFA POR UMA DECLARAÇÃO DE MATRÍCULA.
GOSTARIA DE SABER SE TAIS COBRANÇAS SÃO LEGAIS. OBRIGADA

Unknown disse...

ESTOU INDIGNADA. MINHA FILHA ESTÁ CURSANDO UMA FACULDADE E FICOU DOENTE POR UMA SEMANA, E COM ISSO ACABOU PERDENDO UMA PROVA. QUANDO RETORNOU A FACULDADE COM O ATESTADO MÉDICO, A FACULDADE ESTÁ COBRANDO UMA TARIFA DE 17 REAIS SÓ PARA QUE MINHA FILHA ENTREGUE O ATESTADO MÉDICO, SEM ISSO ELA NÃO PODERÁ FAZER A PROVA. EU CONSIDERO ESSA COBRANÇA EXTREMAMENTE ABUSIVA. ELES COBRAM TARIFA POR TUDO. ELA JÁ TEVE QUE PAGAR A MESMA TARIFA POR UMA DECLARAÇÃO DE MATRÍCULA.
GOSTARIA DE SABER SE TAIS COBRANÇAS SÃO LEGAIS. OBRIGADA

marlene disse...

bom na realidade gostaria de pedir um socorro em relação a faculdade que estou cursando na qual estao matriculados 56 alunos no 6º semestre do curso de direito e apenas 6 conseguiram aprovação, será que existe alguma forma legal para contestar? meu email masaprof@hotmail.com

Unknown disse...

Gostaria de saber se pode uma faculdade cobrar para ver a prova?
São 2 prova aplicadas:
- A 1ª é dissertativa o qual o professor entrega e corrige em classe;
- A 2ª prova é prova colegiada, de multipla escolha com gabarito.
Se eu quiser ver a prova tenho que pagar 25 reais, daí o professor me mostra a prova e faz a correção.
Isto que a faculdade faz é legal, se for ilegal devo recorrer a quem?

Mariene Felmar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
linces disse...

Bom dia.
Faço um curso técnico, onde tem duração de um ano, os seis primeiros meses foram pagos devidamente porém, os últimos seis não. Por motivo mórbidos de minha avó, pelo qual sou responsável, tive dificuldades em arcar com os problemas de saúde dela e as contas em geral. Enfim, conclui o curso mas, não querem deixar eu receber o meu certificado e o certificado na área que estou cursando (CREA). Gostaria de saber como posso proceder, no rigor da lei, para receber o meu certificado e começar a trabalhar, para assim, pagar a divida que fiz.
Grato.

linces disse...

Bom dia.
Faço um curso técnico, onde tem duração de um ano, os seis primeiros meses foram pagos devidamente porém, os últimos seis não. Por motivo mórbidos de minha avó, pelo qual sou responsável, tive dificuldades em arcar com os problemas de saúde dela e as contas em geral. Enfim, conclui o curso mas, não querem deixar eu receber o meu certificado e o certificado na área que estou cursando (CREA). Gostaria de saber como posso proceder, no rigor da lei, para receber o meu certificado e começar a trabalhar, para assim, pagar a divida que fiz.
Grato.

Unknown disse...

marcos;passei em um processo seletivo
do pronatec/01/07/2012,depois fui fazer a matricula levei toda a documentacao obedecendo o edital depois de alguns dias me ligaram,dizendo que era para EU comparecer na secretaria da escola e levar o original do certificado,pois o mesmo deveria permanecer na escola atè o termino do curso.ou por outro lado ficaria com a minha mtricula pendente e assim nâo poderia inciar o curso.me ajudem isso è certo!!

gleice disse...

ola... quando me formei, a faculdade cobrava o diploma, entao, nao solicitei o documento, pois na epoca nao tinha como pagar. agora que o diploma esta gratuito, a faculdade esta cobrando, para os que ja se formaram e nao pediram o diploma, tres relatorios de estagio que sao 3 vezes o valor do diploma. isto é correto?

Haru disse...

Boa noite, quero me transferir de faculdade. Pedi a documentação, paguei por duas delas, entreguei na outra instituiçao e me disseram que o conteudo programatico nao foi fornecido... entao fui atras disso no site da faculdade na parte de alunos, e o conteudo programatico só está sendo cobrado ou 10 reais por matéria, ou 100 reais por semestre, e eu ja cursei 6 semestres . E dizem que pode levar até 45 dias pra eles emitirem o material! Pode isso? Li que a cobrança é vedada no caso de pedido de transferencia, agora gostaria de saber quanto tempo eles podem demorar a me darem meus documentos!1
Obrigada

Melissa Yamashita

Unknown disse...

elizabeth ola bom dia gostaria de esclarecer uma duvida estou em uma faculdade particular e fiquei reprovada em tres discipina gostaria se tenho que pagar pra faze-la novamente sendo que na intistuição não tem recuperação.obrigado desde de ja agradeço

carlos disse...

eu sou o pai de uma menina que eserce afinção de professora em um colégio em vila isabel minha filha já não aquenta mas os mal tratos de uma das diretoras deste colegio quase todos os dias éla chega em casa chorando tudo que éla faz adiretora diz que estar malfeito não aceita nada que aminha filha faz como professora sempre estar disendo que esta malfeito eu como pai já não aguento mas ver aminha filha sofrer asim tanto eu gostaria de saber o que devo faser o colégio é o santo dumon em vila isabel sou morador do jacare moro na rua santa filomena n 5 a cep 20972460 tel 21 22285157 meu e_mail é cardosocarlos30@gmail.com

Unknown disse...

Gostaria de saber se há uma lei que obriga a instituição de ensino particular forneça ao aluno uma declaração de conclusão curso, mesmo estando pendente o diploma do ensino médio.
Pois eu sou recém formada e preciso muito de uma comprovação. Sei que o diploma oficial não poderá ser emitido, mas creio que uma declaração possa ser fornecida. Correto?
Caso tenha , qual é essa lei para que eu possa consultá-la.
Aguardo resposta !!!
Obrigada.

Unknown disse...

Gostaria de saber se há uma lei que obriga a instituição de ensino particular forneça ao aluno uma declaração de conclusão curso, mesmo estando pendente o diploma do ensino médio.
Pois eu sou recém formada e preciso muito de uma comprovação. Sei que o diploma oficial não poderá ser emitido, mas creio que uma declaração possa ser fornecida. Correto?
Caso sim, por favor me indique a lei para que eu possa ter mais esclarecimentos.
Obrigada

Aguardo resposta !!!

Mayana Almeida disse...

A instituição pode reter 50% do valor da matrícula se o aluno fizer o cancelamento da mesma?

Mayana Almeida disse...

A instituição pode reter 50% do valor da matrícula se o aluno cancelar a mesma?

Mayana Almeida disse...

A instituição pode reter 50% do valor da matrícula se o aluno fizer o cancelamento da mesma?

Unknown disse...

Eu fui pagar minha mensalidade, sem o meu boleto da escola eles qriam me cobrar 5,00 só pra imprimir um comprovante, e pra piorar eu me confundi em 50,00 a mais na minha mensalidade qdo fui pagar a outra com o comprovante na mão eles me disseram q por eu ter me confundido eles não devolveriam ou me dariam o desconto na outra mensalidade isso é certo??? Não levei o comprovante pq fui direto do serviço pra escola pagar!! Alguem pode me informar se isso é certo e como devo proceder ??? meu email juliet_folha@hotmail.com desde ja obrigada

Anônimo disse...

Imprimi o boleto da faculdade, que venceu dia 05/07 e Paguei dia 09/07 até hoje não consigo fazer a rematrícula, nem acrescentar ou excluir as disciplinas desejadas. Fui à secretaria apresentei o boleto pago e Simplesmente falam que não consta no sistema, mais que vão resolver. Só que as aulas vão começar eu não pedi o material didático, não tenho acesso a nada. Como faço? É meu direito começar as aulas no dia, pois está tudo certo de minha parte.

Jóice disse...

Gostaria de fazer uma pergunta. Fiz rematrícula e tinha FIES, só que fui selecionada com bolsa integral do ProUni em outra instituição, cancelei a matrícula ante do início das aulas e paguei as taxas de cancelamento e de emissão de histórico, pode a instituição cobrar mensalidades dos 3 primeiros meses mesmo sem ter participado de nenhuma aula?

Unknown disse...

EU ESTUDO NUMA INSTITUICAO E ESTOU COM 3 MENSALIDADES DO CURSO EM ATRASO, SO QUE DEVIDO A ISSO MEU NOME NAO ESTA NA LISTA DE FREQUENCIA, E A COORDENADORA INFORMOU QUE SE EU NAO PAGAR LOGO VOU FICAR REPROVADO POR FALTA, QUERO SABER SE ISSO QUE ELA FALOU ESTA DE ACORDO COM A LEI DO CONSUMIDOR?
AGRADECO DESDE JA!!!!!

Unknown disse...

eu tou com debitos na instituicao onde estudo e devido a isso nao fui incluido de frequencia, a coordenadora falou que tenho que pagar o mais rapido posisivel se não vou ficar reprovado por falta, quero saber se isso esta de acordo com a lei do consumidor?
agradeco desde ja

Edvaldo G.S disse...

Estou devendo um semestre de mensalidade para faculdade, e agora estou tentando negociar de todas as formas, mas a faculdade não quer aceitar e nem fazer minha rematricula, quem posso procurar para saber meus direitos como aluno. Pois quero pagar, mas ela não quer negociar, somente do jeito dela. O que não tenho recursos para fazer.

Maia disse...

Boa tarde!

Estou necessitando do meu historico escolar de conclusão segundo grau ele está na faculdade onde estudei ano 2000 e abandonei então dizem que estou com debito pois n tranquei e hj estou precisando para fazer outra matricula em outra faculdade mas dizem que não podem mim dar o historico nem mesmo eu pagando o valor cobrado do documento que é de 40 reais, ah e onde fiz o segundo grau a escola fechou quais são os meus direito!
caty

Maia disse...

boa tarde entrei na faculdade no ano de 2000, mas abandonei o curso e hj preciso do meu historico escolar que está na instituição só que quando fui buscar disseram que n podem mim dar por motivo de debito a faculdade ou seja prq n tranquei tinha fies na espoca e n devo nada ao fies. a faculdade pode prender o meu historico por esse motivo, ah e onde terminei o segundo grau a escola fechou quais são os meus direitos.

Maia disse...

Boa tarde!

Estou necessitando do meu historico escolar de conclusão segundo grau ele está na faculdade onde estudei ano 2000 e abandonei então dizem que estou com debito pois n tranquei e hj estou precisando para fazer outra matricula em outra faculdade mas dizem que não podem mim dar o historico nem mesmo eu pagando o valor cobrado do documento que é de 40 reais, ah e onde fiz o segundo grau a escola fechou quais são os meus direito!
caty

Anônimo disse...

BOA TARDE!
Terminei minha Especialização em Educação Especial Inclusiva em nov/2011,com o recebimento da nota do TCC.Devido a sérios problemas particulares,um dos quais o DESEMPREGO, não pude cumprir com minhas responsabilidades com a Instituição,deixando de fazer o pagamento de 10 mensalidades.No momento estou precisando do meu Histórico e Diploma ou Declaração. estou para fazer um Concurso Público em minha cidade.A instituição pode reter meus docs? Como devo agir,sabendo que o ERRO foi meu? Me ajude por favor!!!
Cordialmente. Julieta Silva/ Belém-Pará.

Unknown disse...

Boa Tarde, estou com uma dúvida, o colégio aonde trabalho pode passar a cobrar a recuperação paralela dos filhos dos funcionários, mesmo os professores ganhando por hora e não por aluno????

Felipe disse...

Quero pagar a faculdade, referente aos meses que estudei, pois abandonei o curso, é possivel? o preciso pagar o periodo completo, mesmo sem ter estudado?

thalita disse...

eu fiz uma dívida cujo o pagamento era em boleto, e não pude pagar, mas o boleto foi feito no nome de meu marido(o qual era cadastrado na loja)mas eu assinei com meu nome. quem fica responsável por esta dívida? o cadastrado ou quem assinou?

Isabella Leandra disse...

No ano de 2008 realizei uma tranferencia de Faculdade, fui matriculada regularmente no 3 período. Fiquei devendo algumas matérias exigidas na grade curricular. Na grade que fui inserida a matéria de desenvolvimento Humano era divida em desenvolvimento emocional, social e cognitivo, eu cursei as duas primeiras faltando a ultima. A faculdade uniu estes desenvolvimentos em duas materias desenvolvimento humano 1 e 2. Para pagar a que eu devia ela me propôs cursar novamente as duas matérias de desenvolvimento humano, eu aceitei e realizei a matricula. Depois de um mês a faculdade me solicita o cancelamento das mesmas pois os horários estavam chocando com outras matérias. A questão é que me formaria agora no final do ano e fiquei impossibilitada de cursar esta matéria em outras faculdades, orientação esta que descobri nem fui informada. Eu tenho direito de pedir dispensa desta matéria, ou cursar apenas a parte que devo, o que tenho direito.

Unknown disse...

Uma escola pode, com o pressuposto de punição comportamental ao aluno menor, cobrar um valor maior na mensalidade? Seja aumento real ou em forma de "perda" de desconto para pagamento até determinada data?

Unknown disse...

Pode uma faculdade ñ permitir cancelamento da matricula antes de 06 meses ?
Fiz minha matricula, paguei e assisti duas aulas, porém, desisti pois era muito longe e ñ tinha condições p/ transporte todo dia, fui cancelar com 04 dias apos o começo das aulas, mas ñ me deixaram cancelar, pois no contrato assinado constava que poderia somente cancelar a apartir do 2º semestre,porém,ñ me falaram nada disso, resultado, depois de muitas idas lá,ñ consegui cancelar e deixei o tempo passar,hoje sou surpeendida com o meu nome no CPF com uma divida enorme cobrando 05 meses de faculdade (09/11 a 01/12).
Vou pagar algo que ñ usei ? assisti apenas 02 aulas? isso ta certo ? o que deve fazer ?

Unknown disse...

Bom dia,
Gostaria de saber se uma faculdade particular pode manter em uma mesma sala, alunos de cursos diferentes??
Aonde estou estudando tem duas turmas cursando as mesmas materias..!?

Shirlei disse...

Ola, fiz minha rematricula de Julho/12 e paguei a primeira mensalidade de agosto/12, porem estou precisando trancar a faculdade por motivos financeiros. Gostaria de saber se tenho direito a devolucao da rematricula paga e da mensalidade paga?
shirleica@live.com

LUDMILA disse...

Bom dia , meu nome é Ludmila e gostaria de saber o que fazer quando a escola declara falencia e não entregou o historico de conclusão , a quem eu recorro? como faço para provar meus anos de estudo ? a Diretora e a Escola desapareceram ... me ajude por favor desde já agradeço!!

LUDMILA disse...

Bom dia , meu nome é Ludmila e gostaria de saber o que fazer quando a escola declara falencia e não entregou o historico de conclusão , a quem eu recorro? como faço para provar meus anos de estudo ? a Diretora e a Escola desapareceram ... me ajude por favor desde já agradeço!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Geisyelen Mende

Estou impedida de assistir aulas na faculdade que estudo, pq eles estão barrando todos os alunos que se encontram em débito com a faculdade e não podem possuir uma matrícula no semestre que estão cursando.
Agora me diz: Que instituição de ensino tem direito a privar os alunos do acesso às aulas?
Sera que terei que me juntar com os outros vários alunos que foram ontem, barrados na entrada da faculdade para fazermos um abaixo-assinado e irmos à justiça por este motivo?

Unknown disse...

OLA boa tarde .. minha duvida é em questao a faculdade que estou cursando o 8º periodo, duvida é perdi a data de pagamento da minha rematricula isso por causa de 4 dias fui atras mas eles ñ liberaram minha rematricula e com isso estou sendo prejudicada por nao ser liberada a assistir aula e muito menos realizar as provas .. isso é certo ?? essa faculdade que curso é a distancia e esta sendo muito dificil de entrar em um acordo pois o tel. é 0800 e cada dia é uma pessoa que atende.. e por fim ja esta vencendo o prazo da provas e isso ira me prejudicar ..

desde ja obrigada, aguardo respostas !!

Carmen Costa disse...

Meu marido cursou 2 e meio anos de TI num curso a distância, terminou em 2010.Nos últimos meses desse curso ficou desempregado e não conseguiu pagar.Faltando apenas entregar o estágio para receber o diploma, ele foi impedido de renovar a matricula para esse estágio, embora todo curso tenha sido feito inclusive o trabalho final. Ele tentou renegociar mas não aceitaram dentro das possibilidades dele. Em dezembro de 2011 ele conseguiu quitar a divida, porem a faculdade alegou que o curso não existia mais, que não teria como ele entregar o estagio já feito, nem receber o diploma, pois como ele não fez a rematricula ficou como abandono. Mas, como ele pode ter abandonado se fez o curso todo? como ele poderia ter rematriculado se eles não deixaram ele fazer a rematricula para o estagio, alem de que ele teria que pagar integral só para entregar esse estágio. Agora ele fica sem o diploma, toso dinheiro e todo estudo não vale de nada?

patrick disse...

Estou devendo 4 parcelas na faculdade, solicitei uma Declaração de Conclusão do Curso para motivos profissionais, só que a instituição colocou no corpo do documento que eu tinha pendências não acadêmicas com ela, e agora eu me sinto constrangido de dá uma cópia do documento a empresa que vou fazer entrevista.

A faculdade pode fazer isso e o que devo fazer.

Patrick Fraga

patrick disse...

Estou devendo 4 parcelas na faculdade, solicitei uma Declaração de Conclusão do Curso para motivos profissionais, só que a instituição colocou no corpo do documento que eu tinha pendências não acadêmicas com ela, e agora eu me sinto constrangido de dá uma cópia do documento a empresa que vou fazer entrevista.

A faculdade pode fazer isso e o que devo fazer.

Patrick Fraga

patrick disse...

Estou devendo 4 parcelas na faculdade, solicitei uma Declaração de Conclusão do Curso para motivos profissionais, só que a instituição colocou no corpo do documento que eu tinha pendências não acadêmicas com ela, e agora eu me sinto constrangido de dá uma cópia do documento a empresa que vou fazer entrevista.

A faculdade pode fazer isso e o que devo fazer.

Patrick Fraga

Douglas Rebouças disse...

Olá...boa tarde. estudo em uma escola tecnica e no boleto esta escrito que caso efetue o pagamento com atraso ser´[a cobrada multa de 10% do valor cheio da mensalidade mais 2% por. isso procede ?

biguinha disse...

então eu fiz um contrato com o Fies, e com uma faculdade ai no contrato do fies é um curso mas no curso q faço é outro falei com o mes é legal esse procedimento, levei ao procon para cancelar o fies pois pode ser propaganda enganosa ou venda enganosa quais são as chamce de eu vencer a causa nas pequenas causa Obsa no contrato diz o cancelamento é feito se não fosse pagar a semestralidade o procon pediu o cancelamento e uma posição deles... levei todos documentos comprovando a fraude da faculdade e eles tiraram o R.a do site e como esta saindo vairias noticias negativas da instituiçaõ não estou indo levei ao mec eao fnde e nada

obrigado

biguinha disse...

obs é ilegal diz o mec financiar curso x e fazer o financiado curso y ea escola esta sobre investigação

biguinha disse...

a meu email cleber.santos.1987@hotmail.com
aguaradp resposta

Anônimo disse...

Boa Noite, meu sobrinho estudava em uma escola e em Julho/2012 mudou de cidade. No mesmo mês do corrente ano, fiz a matrícula dele em outra escola, para começar as atividades letivas em agosto/2012. Agora a escola está me cobrando a mensalidade de Junho/2012, porém em Junho ele ainda estava na outra escola. A escola alega que tenho que pagar um "pacote" de 6 meses (de junho a novembro). Essa cobrança está correta?! Devo pagar o mês de Junho mesmo sem meu sobrinho ter frequentado a escola?! E se uma criança ingressar na escola no mês de outubro, tem que pagar os 6 meses mesmo sem frequentar a escola? aguardo resposta - e-mail: GALMIRIA@HOTMAIL.COM

Liliane Sayuri Por Ela Mesma disse...

Boa tarde, gostaria de uma ajuda em relacao a como proceder. Estou pagando apenas uma disciplina na minha faculdade para finalizar o curso, como fiquei mais de 6 dias sem essas aulas(não consecutivos), considero que estou a mais de um mes sem aula, e parece-me que nao serao repostas, tem como entrar com pedido de reembolso de mensalidade?! posso entrar em pequenas causas?! claro que depois de verificar que eles realmente nao vao repor essas aulas. OBrigada!!(liliane_sayuri@yahoo.com.br)

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Acho que nao estou no local certo mais vou perguntar assim mesmo.... ALGUEM SABE POR FAVOR ME DIZER SE A ESCOLA PARTICULAR PODE RECUSAR RENOVAÇÃO PORQUE ESTA FALTANDO UM DUREX E UMA CANETA? E QUAL LOCAL QUE EU ACHO ISSO? OBRIGADA Barbara

Belarmina Bandeira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Belarmina Bandeira disse...

A

Belarmina Bandeira disse...

A instituição pode cobrar pela primeira via do Histórico escolar ?

Belarmina Bandeira disse...

A instituição pode cobrar pela 1ª via do histórico escolar?

Belarmina Bandeira disse...

A instituição pode cobrar pela 1ª via do histórico escolar?

Belarmina Bandeira disse...

A instituição pode cobrar pela 1ª via do histórico escolar?

Unknown disse...

Vc teria que ter cancelado o contrato até 7 dias corridos para ter os valores pg de volta.Como vc cancelou só em fevereiro fica como multa contratual e dependendo do contrato vc tem que fazer o cancelamento em até 30 dias antes de vencer a próxima parcela para não pg a parcela seguinte.As despesas escolares e feita de acordo com o número de alunos que tem se vc mais um monte de pessoas saírem de uma vez não terá como pg despesas escolares.O melhor e honrar com seus compromissos.

Unknown disse...

Vc teria que ter cancelado o contrato até 7 dias corridos para ter os valores pg de volta.Como vc cancelou só em fevereiro fica como multa contratual e dependendo do contrato vc tem que fazer o cancelamento em até 30 dias antes de vencer a próxima parcela para não pg a parcela seguinte.As despesas escolares e feita de acordo com o número de alunos que tem se vc mais um monte de pessoas saírem de uma vez não terá como pg despesas escolares.O melhor e honrar com seus compromissos.

Unknown disse...

Olá, a faculdade qe cursei me ofereceu um kit transferencia e não me avisou sobre custos, e agora estão me ligando de uma assessoria falando que estou devendo um valor por ter solicitado esse kit e meu nome foi negativado.. isso pode??
att, Jack

Unknown disse...

Olá, a faculdade qe cursei me ofereceu um kit transferencia e não me avisou sobre custos, e agora estão me ligando de uma assessoria falando que estou devendo um valor por ter solicitado esse kit e meu nome foi negativado.. isso pode??
att, Jack
responder no kkrjack@msn.com

Unknown disse...

Eu estudei durante 3 anos concluindo o book1,2,3,4,5,6 em uma franquia Wizard em cajamar, porém eu me mudei de cidade e vim morar em suzano, mais não consegui acompanhar a turma, então fiz um teste de nivel e ficou
constatado que eu tenho que voltar para o book3, nesse casso então eu joguei fora o valor de 7 mil reais, fora o tempo que ficou perdido,conversei com a Wizard Cajamar para eles me ajudarem nas despeças porque eu teria que voltar tudo de novo, e a escola disse que não poderia.
O que eu devo fazer? posso entrar com uma ação contra a escola?

Unknown disse...

A faculdade pode cobrar para trancar a matricula?

Unknown disse...

A FACULDADE PODE ME OBRIGAR A ME REMATRICULAR E PAGAR A PRIMEIRA MENSALIDADE DO PERIODO PARA ME LIBERAR A TRANFERENCIA PARA OUTRA FACULDADE?

Unknown disse...

Bom dia

Por favor , preciso muito de ajuda para esclarecer algumas duvidas, a primeira delas: meu filho ira mudar de escola, e este fato foi informado a escola atual no mês de dezembro/2013, a escola informou que para isso eu deveria pagar por exemplo a mensalidade de janeiro mais a de fevereiro, ainda que ele ja não estivesse na instituição no mês de fevereiro, gostaria de saber se isso é legal segundo a lei?
Também gostaria de saber se mesmo avisando com antecedencia, sou obrigada a pagar o material escolar, ainda que meu filho não o vá utilizar?
Por favor necessito com urgência destas respostas, se possivel as responda atraves do e-mail: rosana.csordas@gmail.com
Obrigada e fico no aguardo

Cristina do Nascimento Silva disse...

Me matriculei em uma escola técnica, mas saiu o resultado do ENEM, e fui selecionada para um curso superior, então resolvi ficar com a Faculdade.Então fui cancelar a minha matrícula na primeira instituição, no contrato fala de pagar uma taxa de 30,00, então fui até lá só que chegando me avisaram que eu deveria pagar a taxa e a mensalidade, mas com se eu nem estudei nem um dia, Isto está correto?

Cristina do Nascimento Silva disse...

Me matrículei em uma Escola Técnica, mas daí saiu o resultado do ENEM, e fui selecionada para uma vaga no curso superior, resolvi ficar com a Faculdade.Então fui a escola cancelar minha matrícula e pagar a taxa que consta no contrato, mas chegando lá me informaram que eu deveria pagar não só a taxa como a mensalidade, mas como assim eu nem estudei nem um dia.Isto está correto?

Jaque disse...

eu tava matriculada na faculdade, paguei o mes de janeiro, porem fiquei internada doente, ai paguei o mes de fevereiro tbm, porem me internei denovo e nao pudi concluir, entao cancelei a matricula, como foi motivo de doença, tenho direito a devolulçao

jaqueline matos

fightersgirl@hotmail.com

Jaque disse...

eu tava matriculada na faculdade, paguei o mes de janeiro, porem fiquei internada doente, ai paguei o mes de fevereiro tbm, porem me internei denovo e nao pudi concluir, entao cancelei a matricula, como foi motivo de doença, tenho direito a devolulçao

jaqueline matos

fightersgirl@hotmail.com

Jaque disse...

eu tava matriculada na faculdade, paguei o mes de janeiro, porem fiquei internada doente, ai paguei o mes de fevereiro tbm, porem me internei denovo e nao pudi concluir, entao cancelei a matricula, como foi motivo de doença, tenho direito a devolulçao

jaqueline matos

fightersgirl@hotmail.com

Unknown disse...

Bom dia, me matriculei na faculdade e fiz todo o processo do fies só que dias antes das aulas começarem fui informada que não haveria meu curso pela manha o horário que me matriculei porque não formou turma que só teria a noite que então eu teria que mudar de horário ou mudar o curso ou esperar até o próximo semestre gostaria de saber o que posso fazer já que não tenho interesse em outro curso e trabalho pela noite,o fies ja vai contar apartir de hoje

Unknown disse...

oi! gostaria de tirar uma pequena duvida,me ajuda por favor! em 2013 em meados de novembro dezembro fiz minha matricula em uma universidade paguei 510 reais, certo! sendo que as aulas so comecaram agora em marco 2014, e quando fui ver no campus virtual do aluno, estava citando que estou com duas mensalidades atrasads sendo que as aulas comecou agora! minha duvida é: eu tenho que pagar essas duas mensalidades de janeiro e fevereiro sem eu ter estudado? penso eu que so começo a pagar quando as aulas se iniciam, que no caso agora apartir de marco! obriga estarei no aguardo pela sua ajuda!

Unknown disse...

oi! gostaria de tirar uma pequena duvida,me ajuda por favor! em 2013 em meados de novembro dezembro fiz minha matricula em uma universidade paguei 510 reais, certo! sendo que as aulas so comecaram agora em marco 2014, e quando fui ver no campus virtual do aluno, estava citando que estou com duas mensalidades atrasads sendo que as aulas comecou agora! minha duvida é: eu tenho que pagar essas duas mensalidades de janeiro e fevereiro sem eu ter estudado? penso eu que so começo a pagar quando as aulas se iniciam, que no caso agora apartir de marco! obriga estarei no aguardo pela sua ajuda!

Unknown disse...

oi! gostaria de tirar uma pequena duvida,me ajuda por favor! em 2013 em meados de novembro dezembro fiz minha matricula em uma universidade paguei 510 reais, certo! sendo que as aulas so comecaram agora em marco 2014, e quando fui ver no campus virtual do aluno, estava citando que estou com duas mensalidades atrasads sendo que as aulas comecou agora! minha duvida é: eu tenho que pagar essas duas mensalidades de janeiro e fevereiro sem eu ter estudado? penso eu que so começo a pagar quando as aulas se iniciam, que no caso agora apartir de marco! obriga estarei no aguardo pela sua ajuda!

Unknown disse...

Estou com a mesma duvida...
Vc obteve alguma resposta?

Unknown disse...

Estou com a mesma duvida...
Vc obteve alguma resposta?

Unknown disse...

Alguem tire essa duvida que estou... sou matriculada em uma universidade pelo fies, porem so começei a frequentar a univer. Dia 10 do mes passado, pois me deram o prazo de comparecer na CPSA justamente no dia em que começaria as aulas (dia 10 de fevereiro por isso começei dia 10 do mes passado). No entanto o pessoal da CPSA nao resolveu nada no dia 10 de fevereiro, so me disseram que eu poderia começar normal a frequentar as aulas, ai apareceu outro problema, meu periodo estava vespertino, sendo que fiz o cadastro para o periodo noturno, tive que pedir transferencia de turno pelo site da univers. e me cobraram por isso, e mais... Me trocaram de horario e nao me avisaram, se nao fosse eu correr atras para saber se ja tinha efetuado a transferencia estaria em casa ate hoje. Vai fazer um mes que estou na instituiçao, mas nao estou gostando do curso, nao era o que eu esperava, ainda mais sabendo que quarta e quinta nao tenho aula pois os professores passam as liçoes on-lines. Bom... Voltando a CPSA... No dia 10 de fevereiro (que era o prazo final para comparecer a mesma) o gestor financeiro me agendou para voltar na CPSA dia 25 do mes de março às 17:00, infelizmente nao consegui chegar no horario certinho, cheguei umas 17:20 e o gestor nao quis me atender, sendo que ele nao estava fazendo nada, novamente me senti lesada, pois chegaram duas cobranças no valor normal do curso, sendo que nao sei se fui aprovada pelo banco, e o gestor financeiro foi super arrogante comigo e com a minha mae, nos desprezando e jogando piadas do tipo " aqui nao da bolsa de estudos". Entao resolvi cancelar a matricula, mesmo sem saber se fui aprovada ou nao, pois o gestor financeiro nao me agendou novamente, e fiquei sabendo por alto que se eu cancelar a matricula terei que pagar 3 meses do curso sendo que só cursei um. O QUE FAÇOO??

Unknown disse...

MEU EMAIL É loloulove@hotmail.com

Unknown disse...

Entendo quanto a impossibilidade de constranger um aluno no que se refere ao art. 6º da Lei 9.870/99, mas existe algum termo que possa ser disposto em contrato para garantir os direitos da instituição já que uma Empresa particular depende do lucro e que muitas pessoas se valem deste direito para não pagar seus débitos? Ministramos cursos cujos contratos têm validade de um ano e alguns alunos se valem deste direito para não pagar seus débitos isto nos gera um enorme prejuízo já que temos que pagar professores, despesas gerais e funcionários sem receber aquilo que nos é devido.

Elaine disse...

Oi gostaria de uma informação meu filho faz kumon a 2 meses e tive um imprevisto me mudei de cidade td muito rapido e agora recebi um email da escola me dizendo que sou obrigado a pagar o mês de julho mesmo ele não indo pois eu teria que avisar a escola um mês antes sobre a desistência isso é verdade?

Unknown disse...

Conclui o curso de pedagogia, porém devia uma dp e as mensalidades do último semestre semestre,e só poderia me matricular na dp se efetuasse os pagamentos,depois de 1 ano consegui ajuntar o dinheiro efetuei o pagamento total para me matricular na dp, porém fui informada de que a grade curricular foi alterada e que além da dp eu deveria cursar 18 matérias novas. Isso é correto?

Unknown disse...

Minha filha estuda em uma escola no período integral. No momento da matrícula, analisei o plano das disciplinas e vi que eles ofereciam aulas de ballet. Entretanto, desde o segundo semestre, milha filha não tem mais essas aulas. A escola, sequer, me avisou sobre esse fato. A Instituição não teria que dar um desconto, já que um dos motivos que mantive minha filha na escola foi o fato dela ter como opção as aulas de ballet?

Beto Lopes disse...

Boa tarde, me desculpe se aqui não for o local correto para eu ter o esclarecimento desta minha duvida específica. O acontecido: Matriculei minha filhinha em uma creche particular, e no momento da matrícula eu li o contrato, e no contrato dizia claramente que caso houvesse desistência, neste caso, deveria ser avisado com 30 dias de antecedência. Agora, minha filhinha foi chamada em uma creche publica, a qual nós ja aguardávamos a quase um ano e sendo assim vamos tirá-la da escolinha particular. Já comunicamos a diretora da escolinha que nossa filhinha só irá até esta sexta feira 30/10 (no caso não avisamos com 30 dias de antecedência, pois a creche publica avisou-nos que nossa filhinha deve começar a frequentar as aulas já nesta semana, a mesma semana em que nos avisaram, e isso não nos deu tempo de visar com 30 dias de antecedência a creche particular) Neste caso a diretora informou que como não avisamos com 30 dias de antecedência vamos ter que pagar a mensalidade do mês seguinte, mesmo que ela não use. Gostaria de saber se esta cobrança é abusiva, se é correta e se eu sou obrigado a concordar. Muito obrigado desde já!

Unknown disse...

Boa noite, fiz a matricula no curso de engenharia civil da Anhanguera, por volta do dia 12/01/2015, e depois de dois dias descobri q esse curso não é reconhecido pelo MEC, e agora (15/01/2015) quero cancelar minha matrícula.
Eu solicitei o FIES 100%, e ainda aguardo aprovação, e a matrícula não foi cobrada.
Minha duvida é a seguinte, eu tenho q pagar algum valor para a faculdade ou para o FIES ? Não usufrui de nenhum benefício desde então, e vou TENTAR cancelar a matrícula amanhã (16/01/2015), caso me cobrem algum valor, isso é correto ???
Estou muito confuso, e gostaria muito de uma ajuda.
Grato.

Unknown disse...

Olá, boa tarde! Gostaria de saber se é correto por lei logo após ter trancado o curso, no retorno a faculdade incluir matérias novas? e as matérias que a gente pagou e que já não estão mias na grade?

Unknown disse...

Olá, por favor, a escola onde meu filho estuda informou o calendário anual, onde consta que as atividades do 1 semestre encerrarão em 12/06. É legal? Posso pedir desconto, já que ele não estudará nem metade do mês?

Unknown disse...

QUANDO INICIEI A FACULDADE, FOI PASSADO PARA OS ALUNOS QUE NÃO PASSASSE NA PROVA TERIA 2 CHANCES DE FAZER NOVAMENTE, SENDO QUE PAGA UM VALOR SIMBÓLICO PARA FAZER A 2° CHAMADA, CASO NÃO PASSASSE NOVAMENTE, PAGARIA UM OUTRO VALOR MAIOR PARA FAZER A RECUPERAÇÃO. SE NÃO PASSAR NA RECUPERAÇÃO ,SERIA REPROVADO TENDO QUE CURSAR A MATÉRIA NOVAMENTE

SÓ QUE AGORA, ELES MUDARAM SEM AO MENOS COMUNICAR AOS ALUNOS, TERÁ APENAS A 2° CHAMADA. CASO NÃO PASSAR REPROVAÇÃO AUTOMÁTICA.

MINHA DUVIDA: A INSTITUIÇÃO PODE MUDAR SUA GESTÃO , SEM COMUNICAR AOS ALUNOS? POIS ME SINTO PREJUDICADA. ALEM DE TER QUE FAZER TODA A MATÉRIA, POIS NÃO PASSEI NA 2° CHAMADA, VOU PAGAR O VALOR TOTAL DA MENSALIDADE.
ESTA CORRETO ESSE PROCEDIMENTO

Unknown disse...

Eu tenho uma dúvida, meu filho ficou de atestado médico durante o ptrmeiro semestre de 2015, pois ele foi submetido a duas cirurgias, eu tenho q pagar sem ele ter ido a escola durante todo esse tempo?
Alguém sabe me infornar sobre isso?

Unknown disse...

Fiz a rescisao do contrato de prestacao de servicos da escola da minha filha do ano de 2014 e renovacao de 2015 no prazo estipulado. ela frequentou 10 dias de outubro do ano passado. mesmo assim paguei a mensalidade do mes todo. a escola nao devolve o valor da renovacao 2015, 80% sem descontar do aviso previo. querem q pague 15 dias de novembro. Ela deixou de ir ao colegio em outubro. Isso e legal::

Unknown disse...

Boa tarde!

Fiquei em DP em 03 matérias ano passado pela Faculdade, paguei e cumpri este ano, porém fiquei em DP novamente em 02 matérias.
Em relação aos pagamentos, como fica? Tenho que pagar as 02 matérias novamente?

Y++++ disse...

Estou devendo a mensalidade do mês 06/2015, contudo a faculdade me entregou a mensalidade do mês 07/2015, que é referente a matrícula do semestre, agora fui proibido de fazer as provas bimestrais por causa deste inadimplemento.
Pergunto:
1º A faculdade tem respaldo legal mesmo eu tendo realizado o pagamento da matrícula.
2º Qual a medida que devo ingressar para ter meu direitos garantidos.

Anônimo disse...

Bom dia! Meu filho saiu na lista de suplentes do colégio da policia militar, fui, fiz a matricula no dia 25/01 16 e ao chegar em casa recebi um telefonema que haviam cancelado a mesma. Alegação: Erro na divulgação da lista.
- Qual o meu direito?

Unknown disse...

Bom dia,
Gostaria que me tirassem essa duvida, pois julgo bem abusiva as atitudes da faculdade que faço.
fui aprovada no quinto semestre em todas as matérias ano 2015, porém, entrou agora em 2016 matéria nova na grade do quinto semestre.
como estou indo pro sexto me colocaram de dependência nesta matéria e aumentaram a mensalidade do meu boleto.
é correto esta pratica,pois julgo incorreto????

Luciana Madu disse...

Por favor me tirem um dúvida. Com quantos dias de atraso de mensalidade escolar, a escola pode ligar para fazer a cobrança daquela mensalidade?

Unknown disse...

Maycon ALves.
BOm dia. Estou com um dúvida que esta me caindo os cabelos da cabeça. Pois bem, Estudo na Uninove em SP, tive inadimplente no 2ºSEM/2015, oque me impossibilitou de realizar a Minha Rematricula para o Ultimo semestre do Curso de 4 anos. Fiz a Negociaçao, so pude pagar o valor total em Março de 2016, junto a isso também paguei o valor da rematricula no dia 08/03/16. Antes de disse entrei em contato pelo Chat da Central de atendimento, me garantiram, que nao me cobrariam o mais nenhum valor, somente o valor da Rematricula mesmo, Fevereiro ficaria isento de taxa, e março idem. So que agora, a Institução lançou dois boletos pra eu pagar, referente a Fevereiro/16 sendo que nem estudei, pois so inicie o semestre agora em março, e mais outro boleto referente a MArço, sendo que um atendente me garantiu, que nao seria cobrado mais nenhum valor. Sempre que Fiz a Rematricula nos meses de Janeiro e Julho, nunca me cobraram a mensalidade do mesmo mês;Naõ posso pagar esses boletos, o valor é absurdo. Essa é minha dúvida, devo procurar o PROCON pra resolver essa situação?

Unknown disse...

Bom dia, uma dúvida, a escola pode parcelar o valor total, que são chamadas de mensalidades. Minha filha entrando na escola 5 meses após o início das aulas (maio), terei que pagar os meses não estudados?

Unknown disse...

ola tenho bolsa de estudos do educa mais brasil e estudo a distancia na unisul e esse mes minha mensalidade veio 498 eu paguei em atraso e o mes de julho 490 sendo que com a bolsa a parcela era 392 eles disseram que pq paguei em atraso de dias nao ganho desconto e eu nao sabia pq nao veio nada no contrato falando isso apenas que o desconto nao era cumulativo esta certo isso??

Chicão disse...

Faço Faculdade Particular e esse próximo período por motivos financeiros quero trancar a faculdade. Mas a faculdade está me cobrando um valor equivalente ao de matricula para trancar e me avisou que será cobrado outro valor de matricula para abrir novamente o curso caso eu volte a cursa-lo. Isso é Correto?

Unknown disse...

Ele pode ficar até 90 dias inadiplente com mesalidades e neste prazo ele não pode fazer à rematrícula previsto no contrato é lei Ricardo aluno de direito faculdade anhanguera Jacareí-sp

Unknown disse...

Primeiramente à aluna tinha que ser comunicada ok outra à escola abusa de sua autoridade e faz isso pode acontecer suponhamos que aconteça isso perante a lei é crime de peculato abuso de atoridade constragimento ilegal com à alina de à constragi-la perante ao público recomendado que vá ao ministério público da União não precisa de advogado até 20 salário mínimo pode pedir um advogado entra com uma ação de danos moraeis também o direito de estudar é claro na constituição brasileira prevista no artigo 5 dever do estado garantir o estudo saúde Cultura e assim por diante espero ter ajudado RICARDO SOUZA faculdade anhanguera Jacareí-SP estudante de diteiti

Unknown disse...

Você tem razão eu concordo mas vc num pode denigrir e ofender com palavras ríspidas de outro brasileiro porque vc num sabe o motivo pq num pagou o ferro c deixou de pagar o carro pode ser que alguém perdeu o emprego ou filho com doenças ok c vc teve berço eu tive também vc sabe da dívida do Brasil de empréstimos internacionais c vc paga é porque tem condição ou o papai te banca olha o ki vc fala defamação injúria células é crime cuido com sua boca Ricardo Souza direito faculdade Anhanguera Jacareí-sp

Unknown disse...

Mesmo seu filho pagou as mensalidades e você tem como comprovar va até à escola e mostra os boletos pagos pra faculdade não resolveu entra com uma petição no ministério público e terá sua recompensa processa à escola de mesmo tiver total veracidade das informações mencionadas e mesmo estando inadiplente é lei à escola deve fornecer ao aulo conslte o Procon Ricardo souza

Unknown disse...

Vc tem razão do cancelamento de matrícula ser 59 do Procon num é 7 dias meu querido o arrependimento É de 15 dias em relação ao ressarcimento É lei vc tem 30 dias para devolução do dinheiro uma pq sua filha é pequena e num faz fies ProUni Sisu se a escola não te rescarsir vá ao ministério público juizados de pequenas causas vc ganhará

Unknown disse...

bom dia faculdade pode colocar seu nome spc ? era bolsista depois dois mes que comecou aulas solicitei trancamento foi negado eu nunca apareci faculdade depois q renovei a matricula foi renovado janeiro as aula comecou final janeiro em marco solicitei trancamento foi negado mais nunca aprecir faculdade

Unknown disse...

eu tinha bolsa do governo foi pago ate março solicitei trancamento em março as aulas começou final janeiro mais eu nunca fui para faculdade depois q renovei matricula agora faculdade quer cobrar os outros semeste isso correto e nao quer fazer trancamento ate pagar a multa

Unknown disse...

Boa tarde ,

Gostaria de saber se a faculdade pode barrar o aluno a fazer estagio, por ser a unica que pode ser agente integrador ?

Rágila disse...

Queria saber se a instituição privada pode cobrar um semestre mesmo não fechando turma? Mesmo ainda não começado as aulas do curso novo. Tipo: cobrando 6 semestres e estudado 5.
Mas, não se refere á ferias (janeiro, fevereiro e julho)

Unknown disse...

Olá tranquei o meu curso profisionalizante e eu vou ter que pagar a mensalidade mesmo não ido aos aulas , e no dia que fui pra marcar um estágio assinei o papel da rematrícula sem saber , pois o diretor tinha me falado que eu só eria assinar depois de repor o estágio , e agora a duas semanas que fui trancar que soube que já tinha assinado a rematrícula . Agora vou ter que pagar por uma coisa que eu nem sabia que tinha assinado . O que eu faço ?

Fga Marília Gabriela Costa disse...

Uma instituicao de ensino a distancia pode cobrar taxa para comprovante de matricula para curso de pos graduacao?

Unknown disse...

Boa tarde , gostaria de saber sobre os estagios e tcc. Fazia pedagogia a distancia ja desisti de duas faculdades, esta ultima esta trancada, pois quando chega pra fazer estagios eu entro em crise de fobia social, ja fui em psicologo e nao resolveu, gostaria de saber se tem alguma lei que me dispense dos estagios e do tcc, desde ja agradeço, pois gostaria muito de me formar, mas a coordenação da faculdade nao querem aceitar os atestados psicologicos e fico sempre reprovada. Desde já agradeço, obrigado.

Anônimo disse...

Minha filha é bolsistas do educamais pago 50/atrasei a mensalidade da escola em 2dias e a mesma quer cobrar o valor íntegral é correto isso. tô me sentindo lesada

Anônimo disse...

Minha filha é bolsistas do educamais pago 50/atrasei a mensalidade da escola em 2dias e a mesma quer cobrar o valor íntegral é correto isso. tô me sentindo lesada

tania vieira disse...

Eu Fiz técnico em Administração em uma instituição partícula,(Fundação Rede Amazônica) la só pode fazer o estagio se passar em todos os módulos e não tiver devendo nenhuma parcela.
Fiz o estagio tudo direitinho entreguei o relatório ai quando fui da entrada no diploma me falaram que eu estava devendo a parcela do estágio ai quando eu fui pagar falaram que eu estava devendo outra parcela o que eu devo fazer?
me ajuda por favor.

tania vieira disse...

Eu Fiz técnico em Administração em uma instituição partícula,(Fundação Rede Amazônica) la só pode fazer o estagio se passar em todos os módulos e não tiver devendo nenhuma parcela.
Fiz o estagio tudo direitinho entreguei o relatório ai quando fui da entrada no diploma me falaram que eu estava devendo a parcela do estágio ai quando eu fui pagar falaram que eu estava devendo outra parcela o que eu devo fazer?
me ajuda por favor.

tania vieira disse...

Eu Fiz técnico em Administração em uma instituição partícula,(Fundação Rede Amazônica) la só pode fazer o estagio se passar em todos os módulos e não tiver devendo nenhuma parcela.
Fiz o estagio tudo direitinho entreguei o relatório ai quando fui da entrada no diploma me falaram que eu estava devendo a parcela do estágio ai quando eu fui pagar falaram que eu estava devendo outra parcela o que eu devo fazer?
me ajuda por favor.

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 247   Recentes› Mais recentes»